Home / Entretenimento / ALEGRETENSES VÃO MOSTRAR O VALOR DO PAGO NO MAIOR TORNEIO JUVENIL DE DANÇAS GAÚCHAS DO RS

ALEGRETENSES VÃO MOSTRAR O VALOR DO PAGO NO MAIOR TORNEIO JUVENIL DE DANÇAS GAÚCHAS DO RS

CTG Farroupilha e DTG Clube Juventude carregam as cores de Alegrete para o Juvenart, onde mais de 140 grupos e 3,5 mil jovens celebram as tradições do Rio Grande





De bombacha e com o coração na ponta da bota

Mas bah, tchê! A gurizada alegretense está mais afiada que faca de campeiro para representar nossa terra no maior rodeio artístico juvenil do Estado. Neste fim de semana, Santa Maria vai tremular com o tamanho da festa tradicionalista que reúne a prendada juventude gaúcha no Juvenart. E Alegrete não podia ficar de fora desse entrevero cultural! A Invernada do CTG Farroupilha e o DTG do Clube Juventude já estão com as pilchas alinhadas e os passos decorados, prontos para mostrar que o talento da fronteira oeste é mais firme que esteio de galpão.

Juventude retorna com a Tríade do Cavalo de Guerra

O DTG do Clube Juventude vem com garra de xucro domado depois de um ano inteiro se preparando para essa peleia artística. Os viventes não participaram em 2023, mas capricharam nos treinos como quem prepara o primeiro churrasco pra visita importante. O grupo leva pra Santa Maria a coreografia ‘A Tríade do Cavalo de Guerra’, uma homenagem mais bonita que entardecer na campanha aos participantes do ENART de 2016. São 26 dançarinos e 10 pares prontos para sapatear no tablado, acompanhados da coordenadora Claudia Garcia e os instrutores Clarissa Lopes, João Fernandes e Soli Junior. Dois ônibus cheios de torcedores partem de Alegrete como uma comitiva de campanha, levando a energia do pago. A apresentação acontece na sexta-feira, 1º de agosto, às 23h30, e promete ser mais marcante que ferradura em casco de bagual.

Farroupilha leva a herança de avô para neto

Já o CTG Farroupilha entra na categoria senior do Juvenart com 38 dançarinos que vêm ensaiando desde janeiro como quem prepara terra pra boa colheita. Nos últimos tempos, o ritmo ficou mais puxado que cavalo em corrida de cancha reta, com ensaios praticamente todos os dias. O grupo vai apresentar no sábado, às 14h, uma história que derrete o coração mais duro que casco de tatupeba: ‘Herança, essência e pertencimento: O legado de avô para neto’. A inspiração veio da música ‘O primeiro e o último mate’, uma história real vivida por Vantuir Caceres com seu avô, que agora ganha vida nos movimentos coreografados por Flávio Zum e Paula Zanco. A parceria com Diego Muller e João Vitor Menezes na parte musical completa esse trabalho mais bonito que domingo de sol após semana de chuva. Como dizem os coordenadores: ‘Eu e o Andrei sempre acreditamos no trabalho em equipe e somos felizes por ter tantas pessoas qualificadas ao nosso lado, sonhando e vestindo a camiseta’.

O Juvenart, que retorna a Santa Maria após alguns anos de ausência, transforma o ginásio da UFSM num verdadeiro rincão das tradições gaúchas. De 30 de julho a 3 de agosto, além dos impressionantes 140 grupos de dança, o evento reúne 45 chuleadores e 45 casais de danças de salão, com uma expectativa de mais de 6 mil tradicionalistas presentes. Organizado pelo CTG Sentinela da Querência em parceria com a UFSM, este já é o 21º ano do festival que mantém viva a alma dançante do Rio Grande. E no meio desse formigueiro tradicionalista, lá estarão nossos alegretenses, com o suor nos rostos, a dedicação no olhar e a certeza de que, independente do resultado, o maior troféu é manter acesa a chama das nossas tradições para as gerações que virão.

Compartilha essa notícia com a gurizada do CTG que vai vibrar com nossos representantes defendendo as cores de Alegrete! Vamos mostrar que a torcida do pago é mais forte que corda de laço novo!

Fonte: https://www.alegretetudo.com.br/dois-grupos-de-dancas-de-alegrete-vao-com-garra-para-o-juvenart-este-fim-de-semana-com-mais-de-140-grupos-do-rs/


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *